
Neste 11 de setembro, Seival foi palco de mais um acendimento da Chama Crioula no município de Candiota, marcando o início da Semana Farroupilha.
O evento começou com a recepção dos integrantes da Associação dos Cavaleiros e Cavaleiras de Candiota (ACC), no Marco da Batalha do Seival. Eles percorreram o trajeto de Dom Pedrito até a cidade, carregando e preservando a centelha da Chama Crioula. No local, o vice-prefeito Marcelo Gregório, secretária de Cultura, Deisi Cappua, e prendas e peão Farrroupilha do município, deram as boas-vindas à todos e agradeceram pelo compromisso de manter a tradição acesa.
De lá, eles se direcionaram ao Centro de Eventos Antônio de Souza Netto, sendo recebidos por diversas autoridades municipais, representantes das entidades tradicionalistas e pelo público presente, que estavam aguardando ao som de Capitão Faustino.
Após o protocolo oficial, aconteceu a entrega de certificados à todos que foram na cavalgada da busca neste ano, como forma de agradecimento. Ainda, assumiu o posto de Peão Farroupilha 2025, o jovem Maysser da Silva Gonçalves, do CTG Candeeiro do Pago, que agora acompanhará as prendas, Maria Verônica, Kailaine e Diulia, repensando o município na atividades tradicionalistas.
Eu sua fala, Marcelo destacou a importância de manter viva a história do Rio Grande do Sul, agradecendo a presença de todos e explicando que o prefeito Luiz Carlos Folador, não se fez presente por estar cumprindo agendas em Brasília, lutando por Candiota e pelo carvão mineral. “O Mirabeu já falou da importância destes 189 anos da nossa Semana Farroupilha, e nós vamos reverenciar eles que fizeram história. Que esta centelha possa estar acesa em nossos corações, e que tenhamos uma semana de paz, união e muitas comemorações”.
O evento contou com organização e realização da Prefeitura de Candiota por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.