Nesta quarta-feira (10), o governo federal abriu uma nova rodada do PAC Seleções para investimentos no setor de água e saneamento, sendo que o município de Candiota foi um dos contemplados para a construção de rede adutora no meio urbano e rural, além de um poço artesiano para a comunidade Quilombola, com o recurso que ultrapassa o valor de R$ 9 milhões e 900 mil.
Com o recurso, um dos principais projetos beneficiados da Prefeitura de Candiota, é a implantação de um sistema de adução de água bruta que interligará o reservatório da CGTEE (Prainha) até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da sede do município. Com isso, cerca de 8 mil habitantes, tanto da zona urbana como também da rural, serão abastecidos pela água captada do Arroio Candiota, trazendo tranquilidade para todos.
O projeto aprovado também contempla uma rede adutora com extensão de 9 mil 450 metros que interligará a rede existente no assentamento 22 de Dezembro aos acessos do Cerros, Paraíso, Corredor dos Arce e Pátria Livre. Deste ponto, será executada uma rede com mais 5 mil metros que interligará a Madrugada e 20 de Agosto, resultando um acesso de aproximadamente 15 quilômetros de rede e beneficiando 863 famílias.
Além disso, o recurso também prevê a construção de um poço artesiano para a comunidade Quilombola, localizada no assentamento Companheiros do João Antônio.
Em sua fala, o prefeito Luiz Carlos Folador, que esteve em Brasília durante o anúncio do recurso, agradeceu toda a equipe e envolvidos no processo. “Agradeço o secretário Leandro Alves Branco, o Jonas, Alexandre Vedooto, engenheiro Marcelo, arquiteta Ariadne, o vice-prefeito Marcelo Gregório, secretário estadual Covatão, que nos ajudou, porque esse recurso vem através da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS. O deputado Marcon, foi fundamental e decidiu lá em Brasília junto ao Ministério das Cidades. Estamos de parabéns, a conquista desse recurso que vai nos dar condições de melhorarmos o abastecimento de água da sede do município e principalmente do meio rural. É um presente de Natal, lutamos muito e por muitos anos. Ontem, na presença do presidente da República e do ministro das Cidades em Brasília, conquistamos esse recurso”, destacou Folador, mencionando também que uma nova creche será construída na Vila Operária, que segundo ele é uma demanda antiga para melhorar a educação das crianças.
“Estou muito feliz, saí de madrugada e com o cancelamento dos voos acabei passando a noite no aeroporto, mas tudo isso vale a pena. Estou feliz com a nossa equipe, vereadores e principalmente com a comunidade de Candiota que confiou em nosso trabalho”, finalizou ele.


