Muitos moradores de Candiota perceberam mudança quando verificaram a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano de 2026, principalmente por ter um aumento no valor cobrado.
Este aumento é devido à inclusão da cobrança da taxa de lixo com a cobrança do IPTU, sendo que anteriormente a taxa do lixo era cobrada juntamente com a tarifa da água, e agora passou a ser cobrada juntamente no carnê do IPTU. Ao contrário do que muitos moradores estão pensando, não é um novo imposto, e sim a mesma taxa cobrada em outro boleto, o que também causou a diminuição do valor cobrado na conta de água.
Segundo informado pelo Jurídico da Prefeitura, esta alteração foi uma orientação do Tribunal de Contas para o município adequar às regras, baseado que a taxa do lixo e a tarifa da água são impostos distintos.
Ainda, segundo o colaborador e fiscal do município, Sandro Klain, para os moradores que optarem pelo parcelamento em 10 vezes do IPTU, também contará com o parcelamento da cobrança do lixo, da mesma forma quando cobrado com a água. “Também destacamos que os idosos que são isentos do IPTU, receberão o carnê apenas com a taxa de lixo”, informou ele.


