Os moradores, trabalhadores e gestores do município de Candiota e região, acordaram mais alegres e aliviados na manhã desta terça-feira (25), com a notícia de que a Medida Provisória 1.304, que trata sobre a contratação das usinas a carvão mineral nacional até o ano de 2040, incluindo a de Candiota que pertence a Âmbar Energia, foi sancionada pela presidência da República.
Em sua fala diretamente de Brasília, o prefeito Luiz Carlos Folador, relembrou que foram cinco anos de muito trabalho, muita luta e incontáveis reuniões desde a época da pandemia. “Estivemos com todos os ex-ministros, os atuais, no Ministério de Minas e Energia, Bancada Gaúcha, Senado Federal, deputados e relatores. Foi um trabalho de muitas mãos, e eu sempre estive à frente, inclusive, subsidiando, através do município, para que líderes sindicalistas e comunitários pudessem vir para Brasília. Quero agradecer o senador Eduardo Braga do meu partido MDB, o senador Esperidião Amin que colocou a emenda desse projeto, o deputado Afonso Hamm, Lucas Redecker, Lindenmeyer, Paulo Pimenta, Marcon, enfim”, ressaltou ele, enaltecendo também o trabalho dos vereadores do município em nome do presidente, Paulinho Brum, ao Darlan, Hermelindo, prefeitos da região e todas as pessoas envolvidas no processo.
“Todos nós estamos de parabéns no dia de hoje por essa grande conquista, onde muitas pessoas contribuíram. Agora teremos a recontratação da nossa Usina, dando tranquilidade e dignidade a todo povo candiotense e da nossa região”, concluiu.


