No último dia 22, o prefeito Luiz Carlos Folador, recebeu no gabinete da Prefeitura, juntamente com a secretária do Meio Ambiente, Josuelem Duarte, a gerente de projetos no Centro Brasil no Clima, Raiana Soares, e o coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima e enviado especial da Cop30 do Brasil, Sergio Xavier, que estão em Candiota para conhecer mais profundamente a região, a economia e suas potencialidades.
De acordo com Sergio, durante a visita, o seu olhar, nesse momento, é de quem quer entender, aprender e buscar informações, pois Candiota, segundo ele, tem grande visibilidade nacional por ser um território que está na pauta das discussões do ponto de vista das fontes energéticas. “E na verdade não é só energia, a gente precisa fazer uma grande transformação na economia. O modelo econômico atual precisa ser aprimorado, para ficar mais sincronizado com o meio ambiente e também para melhorar a vida das pessoas. Eu conversei com o prefeito Folador, e ele realmente tem uma sensibilidade muito grande, e nós ficamos impressionados com a preocupação dele em buscar soluções que têm essa visão integrada, que sejam boas do ponto de vista econômico, social e ambiental” destacou.
Ainda, ele mencionou estar impressionado com tudo o que está conhecendo, outras áreas, outras imagens, inclusive de Candiota. “Fomos no Mirante do Básico acompanhados pela secretária Jô, e eu achei um lugar belíssimo, com muita natureza. Eu vou levar daqui um conjunto de informações que vai nos ajudar a criar possibilidades, canais de interação, acompanhando o que está sendo feito aqui e vendo como é que a gente conecta isso com o governo federal”, garantiu ele.
Em sua fala, Sergio também ressaltou que, além de ser coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, também coordena a Câmara de Participação Social do Comitê Interministerial de Mudança do Clima, que reúne 23 ministérios. “Então nós temos aqui a possibilidade de fazer essa ligação entre o que está sendo discutido na região e aqui em Candiota, e ver de que maneira essas instituições que participam do processo em nível federal podem acompanhar. E o foco realmente é de construção, visando a transformação da economia de maneira justa, ecológica e participativa. Esse é o desafio”.
Se colocando a disposição e possibilitando que a equipe da Secretaria do Meio Ambiente acompanhasse a dupla no que fosse necessário, o prefeito Folador citou a equipe como de altíssimo nível, tanto de conhecimento nacional como também internacional. “São referências no Brasil e no mundo, que vem para Candiota para somar, se solidarizar e buscar meios de mantermos o nosso parque termoelétrico que é a base de carvão, gerando energia, abastecendo em torno de 15% do nosso Estado e buscando outras alternativas na carboquímica, na adoção de nova tecnologia, captura de CO2, produção de fertilizantes, turismo, olivais, produção de vinhos, azeites, enfim. Eles vêm para nos ajudar, e esse é o objetivo deles”, pontuou.





