
Na última semana, a Prefeitura de Candiota por meio da Secretaria da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, deu início ao curso de confecção de acolchoados em lã no assentamento Santa Lúcia, que tem Nilva Elsner Schwert como instrutura, e coordenação de Onice Pereira, integrante da equipe da Secretaria.
No dia de abertura, a secretária Juliana Baumhardt, esteve presente e acompanhou de perto as atividades, conversando com as participantes. Em sua fala, Juliana destacou a importância de valorizar os recursos que muitas vezes são descartados, como a lã neste caso. “Temos muita lã sendo jogada fora, mas podemos transformar aquilo que iria para o lixo em luxo, considerando o alto valor do trabalho artesanal em lã no mercado”.
EMPREENDEDORISMO E GERAÇÃO DE RENDA
A proposta do curso, segundo repassou a secretária, vai além da técnica, sendo que o objetivo é despertar o potencial empreendedor das mulheres do campo, oferecendo a possibilidade de geração de renda extra a partir de um insumo abundante na região. “Essa é mais uma iniciativa alinhada à visão da Secretaria, de fomentar o protagonismo feminino e fortalecer a autonomia econômica das mulheres”.
Ainda, ela acrescentou que, “projetos como o Programa Semear, que incentiva o cultivo de hortas domiciliares com foco na segurança alimentar, terapia e empreendedorismo, e a Padaria Comunitária Caseirinhos, que capacita mulheres na produção de bolos, bolachas e pães, são exemplos da trajetória já consolidada. Agora, o trabalho em lã soma-se a esse conjunto de iniciativas que visam transformar a realidade das famílias candiotenses”, pontuou.
Em sua fala, a instrutora Nilva, disse que o grupo é parelho e que “todas estão super dispostas a trabalhar.”
Durante a abertura, a coordenadora Onice levou ao grupo uma dinâmica, ressaltando a importância, não apenas de receber, mas também de compartilhar. “Esse gesto simbolizou o espírito do curso, de aprender juntas, dividir experiências e construir novas oportunidades”, finalizou Juliana, agradecendo e destacando o total apoio do prefeito, Luiz Carlos Folador e vice-prefeito, Marcelo Gregório, dizendo que eles sempre incentivam novos projetos.