O prefeito Luiz Carlos Folador, participou, ainda em 2025, da assinatura de um termo de compromisso que marca o início do projeto de limpeza de açudes no município. A iniciativa é resultado da aprovação da Cooperativa Coopampa no Edital nº 2 do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER), e será uma ação construída em parceria com a Emater, Cooperativa e seus associados, por meio de financiamento do Fundo.
O ato de assinatura foi realizado na sede da Coopampa, e contou com a presença de autoridades municipais, representantes do Estado, dirigentes da cooperativa e associados. Segundo informado, o convênio prevê um investimento total de R$ 200 mil, dos quais 80% serão custeados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pelo governo estadual, e 20% pela Cooperativa e seus associados.
Ao todo, 64 produtores associados à Coopampa, com atuação na produção leiteira e de alimentos, serão atendidos pelo projeto. A limpeza dos açudes tem como objetivo qualificar a infraestrutura hídrica das propriedades, ampliando a capacidade de armazenamento de água, garantindo maior segurança no abastecimento e melhores condições para a produção agrícola e pecuária. A iniciativa também contribui para reduzir os impactos de períodos de estiagem e amplia o potencial de diversificação das atividades produtivas.
A Emater será responsável pela elaboração do projeto técnico, que será encaminhado à SDR, pasta sob a condução do secretário Vilson Covatti, etapa necessária para a liberação dos recursos do FEAPER. O ato também contou com a presença do diretor da SDR, Aníbal Ribas, reforçando o apoio institucional do Governo do Estado à iniciativa.
Também participaram da assinatura o prefeito Luiz Carlos Folador, o secretário de Turismo, Leandro Branco, que realizou a articulação por parte da Prefeitura, diretor da SDR, Aníbal Ribas e o coordenador, Jonas Morais, além do presidente, Márcio dos Santos, e equipe da Coopampa.
A Prefeitura de Candiota destaca que ações como esta reforçam o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural sustentável, construído de forma conjunta entre poder público, entidades técnicas, cooperativas e produtores. “Agradeço a direção da Coopampa, esta Cooperativa que é um exemplo para nós, na produção da Bacia Leiteira, no PAA, no empreendedorismo e no desenvolvimento”, destacou Folador.




