Na tarde desta quinta-feira (15), aconteceu uma Audiência Pública, organizada pela Prefeitura de Candiota, Câmara de Vereadores e Sindicato Rural, entre outros, com o objetivo de apresentar um projeto que trata sobre mais segurança na cidade com câmeras de videomonitoramento.
O projeto e o plano inicial para Candiota, foi apresentado pelo gestor comercial da empresa 88 TEC, João Pedro Severo, que explicou ao público presente sobre as câmeras que pretendem instalar no município, tanta na zona urbana como na rural, assim como suas funcionalidades e como podem ajudar a melhorar e ampliar a segurança de todos.
“A câmera tem um trabalho de 24h por dia e sete dias na semana, é como se fosse um agente, que está o tempo todo guardando informação, coletando dados e ajudando muito na parte investigava da Polícia Civil e Brigada Militar”, mencionou ele, citando que no momento inicial 45 câmeras podem ser instaladas.
Ainda, João Pedro explicou que ficou durante um dia inteiro rodando por Candiota, com a ajuda do presidente da Acisa/CDL, Clarque Rostan, buscando pontos que seriam os melhores para receber os equipamentos e captar o máximo de imagens possível, nos mais amplos ângulos, assim como nas entradas e saídas da cidade. “Temos a ideia de usar alguns tipos de câmera, as que realizam leitura de placas, o segundo modelo seria a que realiza o movimento de 360 graus, a terceira câmera é a fixa que capta imagens em 4K, capaz de aplicar um objeto pequeno sem perder a qualidade”, explicou.
Sobre a Audiência, o vereador e presidente da Câmara, Gildo Feijó, falou que esta é uma importante notícia, que com certeza vai ser uma virada de chave na cidade.
O presidente do Sindicato Rural, Afrânio Doglia, agradeceu pelo avanço na segurança, relembrando de muitos momentos em que a comunidade candiotense sofreu com a insegurança e com os índices de criminalidade. “Mas com o trabalho árduo de toda a sociedade, com organização de todos os segmentos e com o apoio das instituições e dos órgãos de segurança pública, trabalhamos para uma evolução”, disse ele, agradecendo o apoio da Prefeitura em nome do prefeito Folador e toda sua equipe.
CERCA DE 27 BOs POR SEMANA
Representando o comércio local, Clarque mencionou que estudos apontam que, a cada seis casas em Candiota, duas têm câmeras. “Eu faço muito Boletim de Ocorrência na minha loja, e mais ou menos há em torno de 15 a 27 registros por semana, e muitos são relacionados ao trânsito e até mesmo a pequenos robos”, pontuou ele, informando que de acordo com o projeto, a central de câmeras será juntamente com a Brigada Militar, sendo que as entidades poderão ter acesso.
“Tenho inúmeras coisas pra dizer a vocês em a respeito de benefícios do que foi apresentado, é ação em tempo real e o nosso tempo de resposta vai ser bem mais rápido. Vai ser um salto positivo da segurança pública nesta cidade, eu parabenizo os idealizadores e toda a comunidade”, disse o tenente da Brigada Militar, Medeiros.
O vice-prefeito Marcelo Gregório, também falou sobre a importância do projeto, ressaltando que é sempre necessário fazer mais. “Somos um município com uma área rural extremamente grande, com vários acessos à outros municípios e até com rotas de fuga para o Uruguai, e isso torna o nosso desafio maior. A nossa união se torna cada vez mais importante”, reforçou ele.
Finalizando os discursos, o prefeito Luiz Carlos Folador, destacou que é preciso cuidar bem da cidade, ressaltando a importância do trabalho de cada um. “Precisamos do Poder Público junto com a iniciativa privada e todos os meios de segurança pública unidos, para que a gente possa transformar a nossa cidade mais segura”, falou ele, dizendo que as câmeras irão ajudar em diversos meios, incluindo a limpeza da cidade.
Além de autoridades municipais, algumas pessoas do comércio local também marcaram presença na Audiência Pública.





