Na última semana do mês de janeiro, uma reunião que contou com a participação de aproximadamente 20 mulheres, marcou o ponta pé inicial para a criação de uma Cooperativa de Massas Caseiras em Candiota.
A iniciativa surgiu através da padaria comunitária que está vinculada a Prefeitura por meio da Secretaria da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial do município, sendo que o encontro teve como principal objetivo, apresentar os primeiros passos para a formalização da Cooperativa, esclarecendo conceitos fundamentais, organização, princípios, benefícios e responsabilidades das cooperadas. “A formação foi ministrada pela OCERGS, por meio da técnica Andrezza e do Sr. Minetto, que conduziram a reunião de forma didática e participativa. A proposta da Cooperativa nasce do fortalecimento das ações de geração de emprego e renda desenvolvidas pela Secretaria, a partir da Padaria Comunitária, que já atua como espaço de capacitação, produção e autonomia econômica para mulheres do município”, explicou a secretária Juliana Baumhardt.
O prefeito Luiz Carlos Folador, destacou que a criação da cooperativa possibilita acesso a novos mercados, fortalecimento da economia local e ampliação das oportunidades de desenvolvimento social e econômico.
“A Secretaria seguirá acompanhando e apoiando todas as etapas do processo, reafirmando o compromisso com políticas públicas que promovam autonomia, dignidade e protagonismo feminino”, concluiu Juliana.





