
A primavera chegou, e com ela os dias mais quentes já começam a ser mais frequentes. Por este motivo, a Vigilância Sanitária de Candiota deu início na intensificação de alertas relacionados a prevenção e controle da Dengue, pois a temperatura mais elevada se torna o clima perfeito para a proliferação do Aedes aegypti, conhecido como o mosquito da Dengue, ainda mais se o calor estiver associado com fortes chuvas.
Segundo a coordenadora, Cristiane Leivas, as agentes de Endemias do município estão realizando diariamente trabalhos com o foco na prevenção e controle, o que inclui visitas domiciliares para eliminar possíveis focos, monitoramento em pontos estratégicos, como borracharias, oficinas, ferro velho, empresas, entre outros locais, que são vistos como possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Ainda, Cristiane informou que os agentes também realizam monitoramento com Ovitrampas, que de acordo com sua explicação, é o nome dado para as armadilhas que foram instaladas em residências espalhadas em todas as localidades de Candiota, totalizando em 45 até o momento, sendo possível capturar os ovos da fêmea do vetor. “Além deste trabalho, também já foi feito palestras nas escolas, o que deve ser retomado em breve”, afirmou ela.
A equipe solicita que a população colabore com a prevenção do Aedes, sendo que o primeiro passo é eliminar os criadouros com água parada nas residências. “Agradecemos todas as pessoas que colaboraram com o trabalho, permitindo a instalação das armadilhas”.